Nome: Ikki Amamiya
Idade: 15 Anos
Data de Nascimento: 15/08/71
Signo: Leão
Altura: 1,75 m
Peso: 62 Kg
Local de Nascimento: Japão
Local de Treinamento: Ilha da Rainha da Morte no Pacífico Norte
Instrutor: Cavaleiro do Diabo Guilty
Tipo Sanguíneo: AB
Golpes:
Phoenix Houou Genma Ken (Golpe Fantasma de Fênix)
Phoenix Yoku Ten Sho (Ave Fênix)
Descrição:
Ikki é o Cavaleiro de Bronze de Fênix, e o mais velho do grupo, além de ser um dos mais fortes. A sua infância foi muito triste. Quando criança, Ikki foi separado de seu irmão, Shun, mas prometeu que ficariam juntos novamente. Mas o destino foi muito cruel com Ikki e ele foi mandado para a Ilha da Rainha da Morte, onde todos os dias parecem o inferno por causa de um vulcão ativo. Lá, o seu mestre foi um quase demônio escondido por uma terrível máscara, cuja principal "diversão" era espancar Ikki. Na ilha, ele tinha ajuda da filha do mestre, Esmeralda, até que em um dia terrível, Ikki a viu ser assassinada pelo próprio pai. Inconformado, ele atacou seu mestre impiedosamente, e assim conseguiu a Armadura de Bronze de Fênix, que tem o poder de renascer das cinzas.
Com estas experiências, Ikki foi mostrando o seu lado mau, mas após conviver com Seya e os outros Cavaleiros, o seu lado bom foi voltando à tona.
Ao invés de ter o poder das constelações, Ikki absorve a sua energia do fogo e do calor gerando um cosmos muito grande. Cada vez que Fênix renasce, o último indivíduo precisa "morrer" para que possa ocorrer o nascimento do próximo.
Mesmo após se juntar ao grupo de Cavaleiros, Ikki continua o mesmo, sem compromissos, mas torna-se uma pessoa muito bondosa.
Ele leva consigo uma cicatriz, causada por Hyoga em uma batalha que tiveram em sua época negra.
Seu nome Ikki significa "Ponto Brilhante" ou "Primeira Luz".